1 Alguns fariseus e saduceus foram falar com Jesus, pois queriam colocá-lo à prova. Eles pediram que Jesus lhes mostrasse um sinal que provasse que ele vinha de Deus. 2 Jesus, porém, lhes disse: — Quando está escurecendo vocês dizem: “Vai fazer bom tempo, pois o céu está avermelhado”.
3 E quando está amanhecendo vocês dizem: “Vai chover, pois o céu está avermelhado e escuro”. Vocês sabem interpretar os sinais do céu e não são capazes de interpretar os sinais do tempo em que vocês estão vivendo. 4 Uma geração má e infiel pede por um sinal, mas o sinal dado a Jonas é o único que lhes será dado. E, deixando-os, foi embora.
5 Os discípulos de Jesus atravessaram para o outro lado do lago da Galileia, mas se esqueceram de levar pão. 6 Jesus, então, disse-lhes: — Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus.
7 Quando os discípulos ouviram isso, começaram a discutir entre si sobre o que Jesus queria dizer com aquilo, dizendo: — Ele está falando isso porque nós não trouxemos pão.
8 Jesus, porém, percebendo o que estava acontecendo, lhes disse: — Como a fé de vocês é pequena! Por que estão discutindo entre si por não terem pão?
9 Vocês ainda não entenderam? Vocês não se lembram dos cinco pães que foram repartidos entre os cinco mil homens e de quantos cestos vocês encheram com as sobras? 10 Vocês também não se lembram dos sete pães que foram repartidos entre os quatro mil homens e de quantos cestos vocês encheram com as sobras? 11 Como é possível que não tenham entendido que eu não lhes falei a respeito de pães? Eu lhes disse para se prevenirem contra o fermento dos fariseus e dos saduceus.
12 Então eles entenderam que Jesus não lhes tinha dito para se prevenirem contra o fermento usado nos pães, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus.
13 Chegando à região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos seus discípulos: — Quem o povo diz que eu, o Filho do Homem, sou?
14 E eles lhe responderam: — Alguns dizem que você é João Batista; outros dizem que é Elias; outros ainda dizem que é Jeremias ou um dos outros profetas.
15 E Jesus, então, lhes perguntou: — E vocês? Quem é que vocês dizem que eu sou?
16 Simão Pedro lhe respondeu: — O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 Ao ouvir aquilo, Jesus lhe disse: — Feliz de você, Pedro, filho de João, pois esta verdade não lhe foi revelada por nenhum ser humano, mas sim por meu Pai que está no céu.
18 Eu lhe digo que você é Pedro, e que sobre esta pedra eu construirei a minha igreja e os poderes da morte não prevalecerão contra ela. 19 Eu lhe darei as chaves do reino de Deus: aquilo que você proibir aqui na terra será julgado no céu e o que você permitir aqui na terra será permitido no céu.
20 Depois Jesus advertiu os discípulos para que eles não contassem a ninguém que ele era o Cristo.
21 Desde aquela época, Jesus começou a explicar a seus discípulos que ele deveria ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas nas mãos dos líderes, dos líderes dos sacerdotes e dos professores da lei. Ele também lhes explicou que iria ser morto e que no terceiro dia iria ressuscitar. 22 Pedro, então, chamando-o de lado, começou a chamar-lhe a atenção, dizendo: — Que Deus não permita! De modo nenhum isso acontecerá com o senhor!
23 Mas Jesus se virou e disse a Pedro: — Afaste-se de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço no meu caminho, pois não está pensando como Deus pensa, mas sim como as pessoas pensam!
24 E Jesus, então, disse aos seus discípulos: — Se alguém quiser vir comigo, tem que negar a si mesmo, pegar a sua cruz e me seguir.
25 Digo isto pois todo aquele que quiser salvar a sua vida a todo custo, irá perdê-la; e todo aquele que perder a sua vida por minha causa, irá salvá-la. 26 O que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria vida? Ou, o que uma pessoa pode dar em troca de sua própria alma? 27 O Filho do Homem virá com os seus anjos na glória do Pai e retribuirá a todos de acordo com o que cada um fez. 28 Digo a verdade a vocês: Há entre vocês alguns que não morrerão sem antes ver a vinda do Filho do Homem no seu reino.