A tentação de Jesus

(Mc 1.12-13; Lc 4.1-13)

1 Então, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. 2 Depois de não comer nada durante quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome. 3 Então o diabo se aproximou dele e disse: — Se você é mesmo o Filho de Deus, mande estas pedras se transformarem em pão.

4 Jesus, porém, respondeu: — As Escrituras dizem: “O ser humano não vive só de pão, mas de tudo o que Deus diz”.

5 Então o diabo o levou à cidade santa de Jerusalém e o colocou na parte mais alta do templo 6 e lhe disse: — Se você é mesmo o Filho de Deus, atire-se daqui, pois as Escrituras dizem: “Deus dará ordens aos seus anjos para que cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos para que nem mesmo os seus pés se machuquem nas pedras”.

7 Jesus, porém, respondeu: — Mas as Escrituras também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”.

8 Então o diabo o levou para um lugar muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória que eles tinham. 9 Depois, disse: — Eu lhe darei tudo isto se você se ajoelhar e me adorar.

10 Jesus lhe disse: — Vá embora daqui, Satanás! As Escrituras dizem: “Adore ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele”.

11 Depois disto, o diabo o deixou e anjos vieram e o serviram.

Jesus começa o seu trabalho na Galileia

(Mc 1.14-15; Lc 4.14-15)

12 Quando Jesus ouviu dizer que João tinha sido preso, voltou para a Galileia, 13 mas não permaneceu em Nazaré. Ele foi viver em Cafarnaum, cidade próxima do lago da Galileia, na região de Zebulom e Naftali. 14 Isto aconteceu para que se cumprisse o que tinha sido dito por Deus por meio do profeta Isaías:

15 “Terra de Zebulom e de Naftali! Caminho do mar e terra do outro lado do rio Jordão! Galileia, onde muitos estrangeiros vivem!

16 O povo que vive na escuridão viu uma grande luz, e até os que vivem nas regiões sombrias da morte foram iluminados por esta luz”.

17 Daí em diante, Jesus começou a proclamar a mensagem, dizendo: — Mudem a sua forma de pensar e de viver, pois o reino de Deus está próximo.

Os primeiros discípulos

(Mc 1.16-20; Lc 5.1-11)

18 Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois irmãos: Simão, também conhecido como Pedro, e André. Eles eram pescadores e estavam jogando suas redes no lago 19 quando Jesus lhes disse: — Sigam-me e eu tornarei vocês em pescadores de pessoas.

20 E eles deixaram as suas redes naquele momento e o seguiram.

21 Jesus continuou caminhando e encontrou outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco com seu pai, consertando as suas redes. Jesus os chamou 22 e eles, imediatamente, deixaram seu pai e o barco e o seguiram.

Jesus ensina e cura muita gente

(Lc 6.17-19)

23 Jesus viajou por toda a região da Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando as Boas Novas do reino de Deus e curando todo tipo de doença e de enfermidade entre o povo. 24 A fama de Jesus se espalhou por toda a região da Síria e o povo levou a ele todos os doentes que sofriam de vários tipos de doenças e males. Ele curou a todos: os que tinham dores, os que estavam possuídos por demônios, os epiléticos e os paralíticos. 25 Muitas pessoas o seguiam. Esta gente vinha da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia e também de toda a região situada do outro lado do rio Jordão.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS