1 Durante o tempo em que os reis Jotão, Acaz e Ezequias governaram Judá, o SENHOR deu esta mensagem a Miqueias. Ele era da vila de Moresete. A mensagem foi dada por meio de visões a respeito das cidades de Samaria e de Jerusalém.

O castigo de Samaria e Israel

2 Miqueias diz: “Escutem, todos os povos, preste atenção, terra e todos os que moram nela. O Senhor DEUS virá desde seu santo templo e o Senhor será testemunha contra vocês.

3 Vejam! O SENHOR está saindo da sua casa. Descerá e caminhará sobre os lugares mais altos da terra.

4 As montanhas se derreterão aos seus pés como a cera se derrete junto ao fogo. Os vales se abrirão e serão como água que corre encosta abaixo.

5 Tudo isto acontecerá por causa da rebelião de Jacó e dos pecados da nação de Israel. Qual foi a rebelião de Jacó? Não é Samaria? Onde praticam a idolatria em Judá? Não é em Jerusalém?”

6 O Senhor diz: “Farei com que Samaria vire um montão de ruínas, um campo para vinhedos. Jogarei as suas pedras no vale e farei com que as suas bases fiquem visíveis.

7 Todas as suas imagens serão feitas em pedaços e todos os seus salários de prostituição serão queimados. Destruirei todos os seus ídolos porque Samaria ganhou todas suas riquezas sendo infiel a mim. Esses ídolos virarão outra vez dinheiro de prostitutas”.

Uma lamentação pelo futuro

8 Miqueias diz: “Sofrerei e chorarei amargamente por tudo isso. Caminharei descalço e meio nu, uivarei como um chacal e gemerei como os filhotes de avestruz.

9 A ferida de Samaria não tem cura, e a sua doença se espalhou por Judá. A destruição alcançou até mesmo a porta do meu povo, até Jerusalém.

10 Não contem sobre isso a Gate; não chorem por isso. Fiquem se revirando de dor no pó de Bete-Leafra.

11 Moradores de Safir, sigam seu caminho nus e envergonhados. Os moradores de Zaanã não sairão, Bete-Esel estará de luto e tirará deles o seu apoio.

12 Os moradores de Marote aguardarão com ansiedade que aconteça alguma coisa boa, porque, por ordem do SENHOR, a desgraça desceu até as próprias portas de Jerusalém.

13 “Moradores de Láquis, atrelem um cavalo veloz à carruagem de combate. Os pecados dos moradores de Sião começaram em Láquis, ali se acham as rebeliões de Israel.

14 Por isso, você dará presentes de despedida a Moresete de Gate. As casas de Aczibe serão uma armadilha para os reis de Israel”.

15 O Senhor diz: “Trarei de novo alguém para conquistar você, povo de Maressa. Os líderes brilhantes de Israel terão que se refugiar na caverna de Adulã.

16 Corte os seus cabelos, rape a cabeça para demonstrar a dor que sente pelos seus amados filhos. Deixe a sua cabeça careca como a de uma águia, porque seus filhos serão feitos prisioneiros e levados para longe”.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS