1 Miqueias diz: “Escutem, líderes de Jacó e chefes da nação de Israel! Por acaso não sabem o que é a justiça?
2 Vocês odeiam o bem e amam o mal. Vocês tiram a pele das pessoas e a carne dos seus ossos.
3 Vocês devoram o meu povo: tiram a sua pele; quebram os seus ossos; dividem o meu povo em pedaços como a carne que está sendo preparada para ser jogada ao caldeirão.
4 Quando chamarem pelo SENHOR, ele não responderá. Ele esconderá seu rosto de vocês por causa de todas as maldades que fizeram”.
5 O SENHOR diz: “Escutem, profetas falsos! Vocês que desviam o meu povo! Anunciam paz quando vocês têm comida, mas declaram guerra contra quem não lhes dá de comer.
6 Por isso, tudo o que vocês irão ver será como a noite. Em vez deles ter visões, eles verão tudo escuro”. Miqueias diz: “O sol se ocultará dos profetas, seus dias serão escuros.
7 Os videntes ficarão envergonhados, os que leem o futuro ficarão no ridículo. Todos eles ficarão calados, porque Deus não lhes responderá.
8 Em vez disso, eu estou cheio de força; estou cheio do espírito do SENHOR e cheio de justiça e poder. Por isso posso dizer a Jacó qual é a sua rebelião, e a Israel quais são os seus pecados”.
9 Miqueias diz: “Escutem o seguinte, líderes de Jacó e autoridades de Israel! Vocês detestam a justiça e fazem dano a tudo o que é correto!
10 Vocês constroem Sião sobre o sangue de gente inocente, constroem Jerusalém com injustiça.
11 Os seus líderes aceitam suborno para favorecer alguém no tribunal, seus sacerdotes ensinam por dinheiro e seus profetas adivinham o futuro por prata. Mas mesmo assim eles confiam que o SENHOR está do seu lado e dizem: ‘Por acaso o SENHOR não está entre nós? Nenhum mal nos acontecerá’.
12 “Por isso, por causa de vocês, Sião virará um terreno arado e Jerusalém virará um montão de ruínas. O monte do templo virará uma colina cheia de arbustos”.