1 Míriam e Aarão criticaram Moisés porque ele tinha se casado com uma mulher etíope. 2 Eles disseram: — Tem falado o SENHOR só por meio de Moisés? Será que ele também não tem falado por meio de nós? E o SENHOR ouviu o que disseram.
3 (Moisés era muito humilde, mais humilde que qualquer outro homem na terra.) 4 Então o SENHOR disse a Moisés, a Aarão e a Míriam: — Venham os três à Tenda do Encontro. Então os três foram lá,
5 e o SENHOR desceu numa coluna de nuvem, se deteve diante da entrada da tenda e chamou a Aarão e Míriam. E, quando eles se aproximaram, 6 ele lhes disse: — Prestem muita atenção às minhas palavras! Quando há um profeta entre vocês, eu, o SENHOR, me comunico com ele em visões, falo com ele em sonhos.
7 Porém, não é assim que eu falo com meu servo Moisés, pois ninguém é tão fiel como ele em toda a minha casa.
8 Eu falo com ele diretamente, com clareza e sem enigmas. Ele até vê a aparência do SENHOR. Como então é que vocês se atreveram a criticar o meu servo Moisés?
9 O SENHOR se irritou muito com eles e partiu. 10 Assim que a nuvem saiu de cima da tenda, Míriam ficou leprosa, com a pele branca como a neve. Quando Aarão se virou para Míriam e a viu assim, 11 disse a Moisés: — Por favor, meu senhor, não nos castigue, pois temos pecado tolamente.
12 Peço a você que não deixe que ela fique como um menino morto antes de nascer, que sai com o corpo quase desfeito.
13 Então Moisés suplicou ao SENHOR: — Ó Deus, suplico que a cure!
14 Depois o SENHOR disse a Moisés: — Se o pai dela tivesse cuspido no rosto dela, não teria durado a sua humilhação sete dias? Então que a mantenham fora do acampamento por sete dias, depois dos quais lhe será permitido entrar de novo no acampamento.
15 Então eles deixaram Míriam fora do acampamento durante sete dias. O povo permaneceu nesse lugar até que Míriam voltou. 16 Depois disso o povo deixou Hazerote e acampou no deserto de Parã.