1 O SENHOR disse a Moisés:
2 — Envie alguns homens para explorar Canaã, o território que darei aos israelitas. De cada tribo envie um homem que seja chefe dentre eles.
3 Então Moisés os enviou ao deserto de Parã, cumprindo a ordem do SENHOR. Todos os homens eram chefes dos israelitas. 4 Estes eram eles: Samua, filho de Zacur, da tribo de Rúben;
5 Safate, filho de Hori, da tribo de Simeão;
6 Calebe, filho de Jefoné, da tribo de Judá;
7 Igal, filho de José, da tribo de Issacar;
8 Oseias, filho de Num, da tribo de Efraim;
9 Palti, filho de Rafu, da tribo de Benjamim;
10 Gadiel, filho de Sodi, da tribo de Zebulom;
11 Gadi, filho de Susi, da tribo de José, ou seja da tribo de Manassés;
12 Amiel, filho de Gemali, da tribo de Dã;
13 Setur, filho de Micael, da tribo de Aser;
14 Nabi, filho de Vofsi, da tribo de Naftali,
15 e Guel, filho de Maqui, da tribo de Gade.
16 Estes foram os homens que Moisés enviou para espiar o território. Quanto a Oseias, filho de Num, Moisés mudou o nome dele e lhe deu o nome de Josué.
17 Quando Moisés os enviou para explorar a terra de Canaã, lhes disse: — Vão daqui em direção ao sul de Canaã e depois para a região montanhosa.
18 Observem como é o território; vejam se os habitantes dali são fortes ou fracos, se são poucos ou muitos, 19 bons ou maus. Prestem atenção como são as suas cidades, se estão em campo aberto ou se são fortificadas e se a terra é boa ou má, 20 fértil ou pobre, e se tem árvores. Façam tudo da melhor forma que puderem e tragam alguns frutos da terra. Isto aconteceu no tempo dos primeiros frutos das uvas.
21 Então eles foram e exploraram o território desde o deserto de Zim até Reobe, na direção de Lebo-Hamate. 22 Subiram até o sul de Canaã e foram a Hebrom, onde viviam Aimã, Sesai e Talmai, descendentes de Enaque. A cidade de Hebrom foi construída sete anos antes que a cidade de Zoã, no Egito. 23 Depois foram ao vale de Escol, onde cortaram um galho com um cacho de uvas. Dois homens carregaram o cacho, pendurado numa vara. Também levaram figos e romãs. 24 Aquele lugar foi chamado de vale de Escol por causa do cacho de uvas que os israelitas cortaram ali. 25 Voltaram de explorar a terra depois de quarenta dias 26 e se apresentaram a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade dos israelitas. Todos estavam no deserto de Parã, em Cades, e foi ali onde eles deram o seu relatório e lhes mostraram o fruto dessa terra. 27 Informaram a Moisés, assim: — Fomos ao território onde nos enviou e realmente é uma terra boa para semear e criar gado, aqui podem ver os seus frutos.
28 Mas as pessoas que moram lá são fortes, as cidades são fortificadas e muito grandes, até vimos ali os descendentes de Anaque. 29 Os amalequitas moram na terra que fica no sul de Canaã; os heteus, os jebuseus e os amorreus moram na região montanhosa, e os cananeus moram ao lado do mar e ao longo do rio Jordão.
30 Depois Calebe pediu às pessoas que estavam perto de Moisés que se calassem e disse: — Vamos e tomemos posse dessa terra! Certamente a conquistaremos.
31 Mas os espiões, que foram com ele, disseram: — Não seremos capazes de atacar esse povo porque eles são mais fortes do que nós.
32 Depois espalharam falsos boatos entre os israelitas sobre a terra que exploraram, dizendo: — A terra que exploramos é uma terra que engole os seus habitantes. Todas as pessoas que vimos eram enormes.
33 Basta dizer a vocês que até vimos os Nefilim. (Os descendentes de Enaque vêm dos Nefilim.) Diante deles nos sentimos como gafanhotos e eles nos viam assim também.