1 O SENHOR disse a Moisés:
2 — Diga aos israelitas que cada chefe de tribo deverá trazer uma vara, ou seja, ao todo deverão trazer doze varas. Escreva o nome de cada chefe na sua vara. 3 Na vara da tribo de Levi escreva o nome de Aarão, porque deve haver uma vara para cada chefe de tribo. 4 Coloque-as na Tenda do Encontro, em frente da arca da aliança, onde eu me reúno com vocês. 5 A vara do meu escolhido brotará e assim farei que os israelitas deixem de falar mal de vocês na minha frente.
6 Então Moisés disse isto aos israelitas e todos os seus chefes trouxeram as doze varas a ele, uma por cada chefe de tribo. A vara de Aarão era uma dessas varas. 7 Moisés pôs as varas perante o SENHOR na Tenda da Aliança.
8 No dia seguinte Moisés entrou na Tenda da Aliança e viu que a vara de Aarão tinha brotado. Tinha produzido brotos, flores e também amêndoas. 9 Então Moisés tirou todas as varas da presença do SENHOR e as mostrou a todos os israelitas. Cada um dos chefes identificou sua vara e a levou embora.
10 Depois o SENHOR disse a Moisés: — Coloque de novo a vara de Aarão em frente da arca da aliança para que sirva de advertência aos rebeldes e assim deixem de falar mal diante de mim e não morram.
11 Moisés fez o que o SENHOR tinha ordenado, 12 mas os israelitas disseram para Moisés: — Todos morreremos! Estamos perdidos!
13 Todo aquele que se aproxima da Tenda Sagrada do SENHOR morre, vamos morrer todos?