1 Isto é o que o Senhor DEUS revelou a Obadias a respeito da nação de Edom. Obadias diz: “Temos ouvido uma mensagem do SENHOR, um mensageiro foi enviado para falar às nações: ‘Vamos! Façamos guerra contra Edom!’”

O anúncio do castigo de Edom

2 O SENHOR diz: “Farei com que você se torne insignificante entre as nações e elas irão desprezar você.

3 A sua arrogância o prejudicou. Você, que vive nas cavernas da montanha, seu lar fica lá em cima. Você pensou: ‘Quem é que pode me derrubar?’

4 Se você voasse tão alto como a águia e colocasse o seu ninho entre as estrelas, ainda desse lugar derrubaria você.

5 “Que grande desastre está a ponto de sofrer! Se ladrões viessem de noite, não deixariam alguma coisa para trás? Se os que colhem uvas viessem até você, não deixariam uns poucos cachos?

6 Mas você, Esaú, não terá a mesma sorte. Os seus inimigos não descansarão até encontrarem os seus tesouros mais escondidos.

7 Todos os seus aliados o empurrarão em direção à fronteira, aqueles que fizeram uma aliança de paz com você o enganarão e conquistarão o seu território. Os companheiros em quem você tanto confia irão colocar você numa armadilha sem que perceba”.

O motivo do castigo de Edom

8 O SENHOR diz: “Naquele dia destruirei todos os sábios de Edom e toda a inteligência da região montanhosa de Esaú.

9 Que a cidade de Temã ouça o seguinte: até os seus soldados ficarão aterrorizados. Todos os homens da região montanhosa de Esaú serão massacrados.

10 “Por causa da violência com a qual você atacou ao seu irmão Jacó, você será envergonhado, será apagado do mapa para sempre.

11 Você ficou à espreita no dia que os inimigos de Israel levaram a sua riqueza. Você fez isso quando os estrangeiros entraram pelas suas portas. Nesse dia, eles vieram e lançaram sortes sobre Jerusalém para saber quem ficaria com ela. Você, Edom, foi como um deles.

12 Você não deveria ter zombado do seu irmão no dia da desgraça deste; nem comemorado quando as pessoas de Judá foram destruídas no dia da ruína dela; nem falado com arrogância no dia da aflição dela.

13 Não deveria ter vindo diante da porta da cidade do meu povo no dia da desgraça dele; nem deveria ter zombado dos seus sofrimentos nesse dia desastroso. Não deveria ter tomado as riquezas do meu povo no dia da sua desgraça.

14 Não deveria ter ficado parado nas encruzilhadas para exterminar os fugitivos do meu povo. Não deveria ter entregue os sobreviventes no dia da angústia do meu povo.

15 “Porque o dia do SENHOR se aproxima sobre todas as nações. O que você fez com os outros, será feito a você. As suas más obras recairão sobre a sua cabeça.

16 Pois assim como você festejou e celebrou a desgraça do meu povo sobre o meu monte santo, todas as nações também festejarão e se embriagarão sem parar até morrerem de tanto festejar”.

A promessa de restauração para Israel

17 O Senhor diz: “Mas o monte Sião será um lugar santo onde estarão as pessoas que se salvaram. Os descendentes de Jacó recuperarão as suas possessões.

18 Os descendentes de Jacó serão o fogo e os descendentes de José serão a chama. Mas os descendentes de Esaú serão a palha, e eles serão consumidos e queimados. Não sobreviverá nenhum descendente de Esaú, pois o SENHOR decidiu fazer assim”.

19 Obadias diz: “Os israelitas do sul de Judá conquistarão o monte de Esaú; os israelitas que moram nas planícies de Judá conquistarão a terra dos filisteus. Eles conquistarão o território de Efraim e o território de Samaria, e Benjamim conquistará Gileade.

20 Esse exército de israelitas, os que foram expulsos, conquistarão o território dos cananeus até Sarepta. As pessoas que foram expulsas de Jerusalém e que vivem em Sefarade tomarão possessão das cidades do sul de Canaã.

21 Os libertadores subirão ao monte Sião para governar a região montanhosa de Esaú, e tanto o reino como a soberania serão do SENHOR”.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS