1 Vocês são meus irmãos muito queridos e eu sinto muitas saudades de todos; vocês são a minha alegria e a minha coroa. Portanto, continuem firmes no Senhor.
2 Peço a Evódia e a Síntique que possam se entender, como irmãs no Senhor. 3 E também peço a você, meu fiel companheiro, que ajude essas duas mulheres. Elas têm se esforçado comigo na proclamação das Boas Novas, junto com Clemente e com os demais companheiros meus, cujos nomes estão escritos no Livro da Vida.
4 Alegrem-se sempre no Senhor. Digo mais uma vez: alegrem-se!
5 Mostrem a todos que vocês são pacientes e bondosos. O Senhor virá logo. 6 Não vivam ansiosos por causa de nada. Ao contrário, orem a Deus, em qualquer circunstância e peçam a ele o que vocês precisam. E façam isso sempre com ações de graça. 7 E a paz de Deus, que está além da compreensão humana, guardará os corações e as mentes de vocês em Cristo Jesus. 8 Finalmente, irmãos, se existe alguma virtude e se existe algo louvável, é isso que tem de ocupar o pensamento de vocês: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável e tudo o que é de boa fama. 9 Continuem praticando o que vocês aprenderam, receberam e ouviram de mim, bem como o que vocês também me viram fazer. E o Deus que dá a paz estará com vocês.
10 Eu me alegrei muito no Senhor porque, mais uma vez, vocês mostraram o cuidado que têm por mim. Vocês sempre cuidaram de mim, mas lhes faltava oportunidade para o demonstrar. 11 Não é porque eu estou passando necessidade que estou dizendo isto, pois aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Eu sei como viver estando em necessidade, como também sei viver tendo abundância. De tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de estar bem alimentado, como de estar passando fome; tanto de ter tudo o que preciso, como de não ter nada. 13 Posso me virar bem nessas situações por meio do poder que Cristo me dá.
14 Contudo, vocês fizeram bem se associando nas minhas dificuldades. 15 Vocês, filipenses, sabem que no princípio, quando as Boas Novas foram anunciadas e quando eu saí da Macedônia, vocês foram a única igreja que me ajudou. 16 Pois quando eu estava em Tessalônica vocês mandaram o bastante para as minhas necessidades mais de uma vez. 17 Não é que eu queira que vocês me deem alguma coisa. O que quero é lhes dar ocasião para se enriquecerem cada vez mais diante de Deus. 18 Recebi tudo e tenho em abundância. Agora tenho até mais do que preciso, pois Epafrodito me trouxe a oferta de vocês. E essa oferta é como um sacrifício de aroma suave, que é agradável a Deus. 19 E o meu Deus, de acordo com a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus, vai suprir todas as necessidades de vocês. 20 Glória ao nosso Deus e Pai para sempre e sempre! Amém.
21 Lembranças a todos do povo santo de Deus, em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo também mandam lembranças. 22 Todo o povo santo de Deus manda lembranças, especialmente aqueles que são da casa do Imperador.
23 A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês.