1 Amada minha, noiva minha, entrei no meu jardim, peguei a minha mirra e as minhas especiarias, o meu mel do seu favo, e tenho bebido do meu néctar e do meu vinho. Ó, queridos amigos, comam e bebam, fiquem embriagados de amor!
2 Eu durmo, mas o meu coração vigia. Ouça, meu amado está chamando: “Abra a porta, amada e companheira minha, minha pomba, minha amada perfeita. Abra a porta, que a minha cabeça está coberta de orvalho e a chuva da noite tem molhado o meu cabelo”.
3 Eu lhe respondi: “Já tirei a minha roupa, terei que vesti-la de novo? Já lavei os meus pés, terei que sujá-los de novo?”
4 Mas quando percebi que meu amado tentava abrir a porta, senti uma pena profunda dele.
5 Então me levantei para abrir a porta; as minhas mãos estavam cobertas de mirra que escorria pelos meus dedos enquanto tentava abrir a porta.
6 Abri a porta, mas ele já tinha ido embora. Quase morri ao ver que ele não estava mais lá. Procurei por ele, mas não o encontrei; chamei por ele mas não respondeu.
7 Os guardas da cidade me encontraram e bateram em mim. Me feriram e tiraram o meu véu.
8 Mulheres de Jerusalém, prometam-me que se virem o meu amado lhe dirão que estou doente de amor.
9 Bela entre as belas, o que seu amado tem que outros homens não tenham? O que ele tem que os outros não tenham para que nos obrigue a fazer essa promessa?
10 O meu amado é muito bonito e tem uma linda pele acastanhada como a cor da canela. Poderia reconhecê-lo embora ele estivesse entre dez mil homens.
11 A sua cabeça brilha como o ouro puro; seu cabelo é ondulado e de cor negra como a cor do corvo.
12 Os seus olhos são tranquilos, como duas pombas ao lado de uma fonte; são limpos, lavados em leite, combinam bem com ele como se fossem joias.
13 As suas faces são suaves e fragantes, os seus lábios são como lírios perfumados.
14 Os seus braços são fortes e bonitos, como varas de ouro enfeitadas com pedras preciosas. Seu tronco é como marfim polido coberto com safiras.
15 As suas pernas são como colunas de mármore sobre bases de ouro puro. É alto como o mais majestoso cedro do Líbano.
16 Os seus lábios são os mais doces de todos e é o homem mais desejado. Assim é o meu amado, filhas de Jerusalém, assim é o meu companheiro.