1 Esta é a mensagem do SENHOR contra o território de Hadraque e contra a cidade de Damasco: Porque todos os seres humanos voltarão os seus olhos para o SENHOR, assim como todas as tribos de Israel, 2 e também o território de Hamate, que fica na fronteira com Damasco, e também Tiro e Sidom, embora estas últimas sejam cidades muito sábias.
3 Tiro construiu uma torre, tem acumulado tanta prata que chega a ser infinito como o pó. Tem tanto ouro que chega a ser coisa comum como o barro nas ruas.
4 Mas o Senhor vai tirar dela todas as suas riquezas e vai destruir a fortaleza que tem na costa. Essa cidade será consumida pelo fogo.
5 Ascalom verá tudo o que acontecerá em Tiro e sentirá medo. Gaza também olhará isso e tremerá de angústia. Ecrom também tremerá porque sua esperança desaparecerá. Não haverá mais reis em Gaza, e Ascalom não sobreviverá.
6 Asdode se encherá de filhos de pai desconhecido. O Senhor diz: “Os filisteus não terão do que se sentirem orgulhosos,
7 já não poderão comer sangue nem qualquer outro alimento proibido”. Todos os seus sobreviventes pertencerão ao nosso Deus; farão parte das famílias de Judá. “Ecrom também se tornará parte do meu povo, bem como os jebuseus.
8 Protegerei a minha casa e não permitirei que alguém entre para atacá-la. Nunca mais permitirei que os inimigos se aproveitem do meu povo, pois tenho visto seu sofrimento com os meus próprios olhos”.
9 Fique alegre, Sião! Grite de alegria, Jerusalém! Olhe, seu rei se aproxima; ele é justo e vitorioso. No entanto, ele também é humilde, anda montado num jumento.
10 O rei destruirá as carruagens de Efraim e os cavalos de Jerusalém. Destruirá as armas de guerra e anunciará a paz para as nações. Ele governará de mar a mar, desde o rio Eufrates até os lugares mais afastados da terra.
11 “Jerusalém, a nossa aliança foi selada com sangue. Por isso tirarei os seus prisioneiros desse poço seco.
12 Prisioneiros, retornem ao seu lar; agora vocês têm uma esperança. Hoje anuncio que retornarei a vocês.
13 Judá, usarei você como o meu arco; Efraim, você será a minha flecha; Sião, você será a minha espada para lutar contra os gregos”.
14 O SENHOR aparecerá diante deles e lançará as suas flechas como raios. O Senhor DEUS tocará a trombeta e o exército avançará da mesma forma que uma tormenta de areia avança pelo deserto.
15 O SENHOR Todo-Poderoso os defenderá. Eles pisotearão as pedras que lhes foram atiradas; eles esmagarão os seus inimigos. Comemorarão com vinho dando gritos de alegria. Ficarão cheios como uma bacia cheia de sangue que se derrama no canto do altar.
16 Nesse dia o SENHOR, seu Deus, dará a eles a vitória. Os salvará como um pastor que cuida do seu rebanho. Eles serão como joias que brilham na sua terra.
17 Como será bom e belo tudo isso! Haverá alimentos e vinho que darão força a jovens, homens e mulheres.