1 Esta é a mensagem que Sofonias recebeu do SENHOR no tempo de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Sofonias era filho de Cusi, neto de Gedalias, bisneto de Amarias e trineto de Ezequias.

O dia no qual o Senhor castigará todas as pessoas

2 O SENHOR diz: “Destruirei tudo o que existe sobre a face da terra.

3 Destruirei os seres humanos e os animais, as aves do céu e os peixes do mar. Farei com que as pessoas más cambaleiem assim como também todas as pessoas.

4 “Ameaçarei Judá com a mão erguida e a todos os moradores de Jerusalém. Destruirei as pessoas que adoram Baal e os sacerdotes que realizam seu culto;

5 as pessoas que se ajoelham nos terraços para adorar as estrelas do céu; as pessoas que adoram o SENHOR, mas também juram pelo deus Moloque;

6 as pessoas que viraram as costas ao SENHOR, as pessoas que não procuram pelo SENHOR e as pessoas que não lhe pedem conselho”.

7 Sofonias diz: “Guardem silêncio diante do Senhor DEUS, porque o dia do SENHOR está perto! O SENHOR tem planejado um sacrifício; que se consagre cada um dos seus convidados!”

8 O SENHOR diz: “Naquele dia de juízo castigarei os líderes, os filhos do rei e toda pessoa que se veste com roupas estrangeiras.

9 Nesse dia castigarei toda pessoa que salta por cima da linha de entrada do templo. Castigarei toda pessoa que enche de mentiras e violência a casa do seu amo.

10 “Nesse dia haverá gritos de lamentação e aflição desde a porta do Peixe até o outro extremo da cidade. Faltará comida até fora da cidade.

11 Lamentem, moradores da parte baixa da cidade, porque todos os negociantes e os ricos comerciantes serão destruídos.

12 “Nesse dia pegarei uma lâmpada e buscarei em toda Jerusalém pelas pessoas que se sentem tão satisfeitas e falam: ‘O SENHOR não faz nada, nem bom nem mau’.

13 Por causa disso, suas riquezas serão roubadas e suas casas serão destruídas. Construirão casas, mas não poderão viver nelas. Plantarão parreiras de uvas, mas não poderão beber seu vinho”.

14 Sofonias diz: “O grande dia do SENHOR está perto, se aproxima rapidamente. No dia do SENHOR se escutará ruídos terríveis, gritos de guerra.

15 Esse será um dia cheio de ira, dificuldades e aflição, dia de ruína, destruição e escuridão, dia de nuvens espessas e escuras,

16 em que se ouvirão sons de trombetas e gritos de batalha contra as cidades fortificadas e suas torres de defesa”.

17 O SENHOR diz: “Farei com que a vida dessas pessoas se torne muito difícil. Elas irão tropeçar em todo lugar como se estivessem cegas”. Sofonias diz: “Elas pecaram contra o SENHOR, por isso será derramado o seu sangue e este sangue cobrirá o chão como o pó. Seus corpos ficarão espalhados pelo chão como fezes de animal.

18 Não poderão se salvar, ainda que tenham muito dinheiro, como eles têm agora. No dia em que o SENHOR mostrar sua fúria, o fogo da sua ira queimará toda a terra. Sim, ele destruirá por completo todos os moradores deste lugar.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS